sábado, 29 de junho de 2013

Crie blocos para reiniciar e desligar o PC na Tela Iniciar do Windows 8

A nova interface do Windows 8 (que a Microsoft chama de “Interface Moderna”) pode ser mais bonita e mais fácil de usar em vários pontos, mas em outros a Microsoft deu alguns passos para trás. Por exemplo, o simples ato de desligar o PC é desnecessariamente complicado: é preciso abrir a barra de “Charms” (Teclando Windows+C), clicar em Configurações em Liga/Desliga e em Desligar.

Mas existe um jeito mais fácil: é possível criar um bloco na tela iniciar que faça todo o serviço com um só clique. Veja como.
1. Vá ao Desktop (teclando Windows+D), clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio e escolha a opção Novo / Atalho no menu.
2. No campo Digite o local do item: escreva shutdown /p e clique em Avançar.
3. Na próxima tela dê um nome para o atalho. Por exemplo, “Desligar”. Clique em Concluir.
4. Clique com o botão direito do mouse sobre o novo atalho e no menu que surge escolha o item Fixar na Tela Inicial.
Prontinho! Na próxima vez que você voltar à Tela Iniciar, verá um bloco chamado Desligar. Basta um clique nele para desligar o PC.
O mesmo método pode ser usado para criar um bloco que irá reiniciar a máquina. O processo é o mesmo, mas no Passo 2 o comando deve ser shutdown /r /t 0. É um zero no final, não a letra O. E não inclua o ponto final depois do zero. Só tenha cuidado, porque um clique nesse bloco e seu PC será reiniciado imediatamente, se aviso.
win8_desligar-360px.jpg
Blocos "Desligar" e "Reiniciar" na Tela Iniciar do Windows 8
Você também pode mudar os ícones dos blocos que criar. Antes de fixá-los à Tela Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o atalho que criou e escolha o item Propriedades no menu. Na janela que surge clique na aba Atalho e no botão Alterar ícone. Escolha um novo ícone para o atalho, clique em OK,Aplicar e OK novamente. Prontinho! 
(PC WORLD)