Bolsista do CsF vence prêmio internacional

A bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) Amanda Pesqueira é a vencedora na categoria "alunos de graduação" do prêmio Prêmio Alltech Young Scientist (Jovem Cientista Alltech), tendo concorrido com mais de oito mil inscritos. 

O prêmio reúne pesquisadores de faculdades e universidades do mundo todo. Para concorrer às principais categorias, alunos de graduação e de pós-graduação devem apresentar um trabalho científico sobre um tema de agropecuária como, por exemplo, nutrição, fisiologia, ou metabolismo animal, biotecnologia, biologia molecular, entre outros.

A cerimônia de premiação ocorreu  durante o 29º Simpósio Internacional da Alltech, realizado em Lexington, nos Estados Unidos.

Depois de um processo de avaliação iniciado no começo deste ano, Amanda ficou entre os oito finalistas que foram convidados a viajar para Lexington para apresentar os resultados de suas pesquisas perante um corpo de jurados formado por pesquisadores renomados.

Ela apresentou o trabalho intitulado Contractile Response of the Different Ergot Alkaloids in Bovine Cranial Branch of the Lateral Saphenous Vein In Vitro. O estudo examina, em bovinos, as diferentes reações das toxinas produzidas pelo fungo Neotyphodium coenophialum, que infecta a pastagem de festuca, um tipo de gramínea que compõe pastagens.

A bolsista do CsF, que em 2012 formou-se em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atualmente é aluna de mestrado na University of Kentucky (EUA).

Leia mais no site da Alltech (conteúdo em inglês).

(Ascom do CsF)

Postar um comentário

0 Comentários