A fabricante
de automóveis Ford decidiu atender a um apelo antigo dos aficionados em informática e em automóveis.
A empresa
disponibilizou uma plataforma de hardware e softwares abertos cujo objetivo, a longo prazo, é permitir que os usuários "tunem" seus
carros ou acrescentem novos aplicativos para controlar os dispositivos dos
veículos.
A plataforma
OpenXC é baseada nosistema operacional Android.
A maioria
dos carros modernos é inteiramente controlada por computador, da afinação do
motor até o GPS e o sistema de entretenimento.
Com o
conjunto de hardware e software disponibilizado, os proprietários podem ter
acesso à rede de dados interna do veículo, chamada CAN (Controller Area
Network), um padrão que permite que os microcontroladores de cada parte do
automóvel comuniquem-se uns com os outros sem precisar de um computador
central.
O padrão CAN
também é usado por outros fabricantes, incluindo as japonesas Toyota, Nissan e
Honda, o que abre a possibilidade de que a OpenXC logo possa beneficiar também
os proprietários de outras marcas.
Diversão e
utilidade
Com a
plataforma aberta, o usuário poderá conectar seu próprio computador ao carro e
ler em tempo real dados como ângulo em que as rodas estão viradas, posição
geográfica informada pelo GPS, velocidade, consumo de combustível etc.
Segundo a
Ford, a ideia é soltar a criatividade dos usuários: "Por que não gerar uma
imagem digital do movimento das rodas ao longo de todo o dia e enviá-la para a
internet?", sugere a empresa.
Talvez isso
seja divertido, mas fechar os vidros e ligar o ar-condicionado quando o
motorista ligar o limpador de pára-brisas poderia ser mais útil.
Por enquanto
estão disponíveis "mais de uma dúzia de diferentes medições em um número
crescente de modelos de veículos".
"Nenhuma
empresa sozinha consegue pensar em todas as possibilidades de aplicativos, e é
por isso que a OpenXC dará a liberdade de experimentação para os
desenvolvedores," diz a Ford no site da plataforma OpenXC, que está
disponível no endereço http://openxcplatform.com/.
Vírus para
carros
A empresa
parece ter sido cautelosa nos acessos liberados até agora. Afinal, um acesso
irrestrito ao automóvel abre riscos sérios de segurança.
Por exemplo,
os motores dos carros são ajustados para um equilíbrio entre desempenho e
economia, mas, com os ajustes adequados, pode-se facilmente deixar de lado a
economia para se obter um rendimento muito maior, eventualmente desgastando o
equipamento mais rapidamente - como ficaria a garantia nesses casos seria um
assunto polêmico.
Mais sério
ainda seria a possibilidade de invasão do sistema por ladrões ou usuários
mal-intencionados, ou mesmo o desenvolvimento de vírus para carros - um
aplicativo que desativasse o sistema de freios, por exemplo, teria efeitos
literalmente desastrosos.
(Inovação Tecnológica)
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