domingo, 27 de janeiro de 2013

Transforme cascas de laranjas em velas perfumadas


Está pensando em fazer um jantar à luz de velas? Que tal unir romantismo e reutilização? Para isso você só vai precisar de uma laranja, óleo de cozinha, faca, tesoura, isqueiro e voilà! 
orange-candle.jpg
A depender do tamanho a vela pode durar até seis horasFotos: instructables

O que iria para o lixo vai deixar sua casa perfumada e em clima de romance. Aprenda como fazer.

Como fazer:

materials-tools.jpg

Para começar, corte a laranja ao meio. Se preferir fazer uma vela mais alta, corte uma parte maior que a outra.

Com a tesoura, corte em volta do miolo branco da laranja. É preciso tomar cuidado para não cortar a base desse miolo. Em seguida retire toda polpa, deixando a laranja praticamente branca, com uma espécie de pavio no centro.

remove-the-middle.jpg

Deixe a laranja secando por dois dias. Se for possível colocar sob a luz do sol, melhor. Quando ela estiver seca, está pronta. Se estiver úmida, não funciona.

Encha a laranja de óleo, deixando cerca de 3 cm de pavio. Se o pavio estiver muito grosso, reduza a espessura. O ideal é ter um pavio de uns 3 mm de diâmetro, para que seja possível acender.

top.jpg

Espere o óleo subir no pavio e o acenda usando um isqueiro. Tenha paciência, pois demora cerca de 30 segundos para o fogo pegar, por isso melhor usar um isqueiro. E tome cuidado para não queimar a mão, pois as partes metálicas dele podem ficar muito quentes.

A chama da vela fica mais forte ao longo do tempo. Uma laranja cheia de óleo dura cerca de seis horas, podendo ser recarregada durante esse tempo.

fill-light.jpg

Além da laranja pode também usar o limão ou em outras frutas cítricas.

- A dica vem do site Instructable. -

(ECOD)