sábado, 26 de janeiro de 2013

Seis ideias para reaproveitar rolhas de cortiça


Garrafas de vinho não faltam na casa dos apaixonados pela bebida, ou até mesmo daqueles que só bebem em momentos especiais. Após o consumo o ideal é descartá-las corretamente em coletores verdes (apropriados para vidros). E as rolhas? Feitas de cortiça, extraídas da casca de uma árvore chamada Sobreiro, da família do carvalho, esse material diferente da garrafa de vidro, nem sempre têm destino certo no caminho sustentável.
capa-rolhas.jpg
Com uma textura especial as rolhas de cortiça são ótimas para artesanatos
Fotos: Reprodução



Mas o que nem todos sabem é que ela possui uma textura especial e de fácil manuseio para o artesanato, podendo ser transformadas em vários itens úteis no dia-a-dia. Veja algumas formas de reutilizar as rolhas.

Decoração

A varanda de sua casa pode ficar uma graça com esses mini arranjos para paredes feitos a partir de rolhas. E só o que você vai precisar a mais é de uma muda de planta da sua preferência. Sua casa vai ficar mais verde do que nunca
.
rolha-suculenta.jpg

Portas-recado

Você é daquelas pessoas que deixa recadinhos e lembretes espalhados por toda casa? Estes portas-recados vão te ajudar a organizar tudo, além de dá um "tchan" na decoração da casa.  Depois de pronto seu artesanato com rolhas, pendure e utilize alfinetes para prender os recados.

porta-recados.jpg

Rodapé de paredes

Se você tem muitas rolhas guardadas, que tal dá um toque singular na sua casa? Para isso é só acrescentar as rolhas no rodapé das paredes. Diferente e sustentável. 

cork.jpg


Luminária

Sem muito esforço dezenas de rolhas sem utilidade podem virar uma luminária criativa. 

corks-with-candle1.jpg

Apoio para panelas

Bem simples de fazer, esses apoios de panelas, feitos a partir de rolhas, são também eficientes.

descanso-rolha.jpg

Tapete de banheiro

Com o tapete de rolhas seu banheiro vai ganhar um toque inovador.

rolha-tapete-copia1.jpg

(ECOD)