sábado, 26 de janeiro de 2013

Possibilidades de uso para os pneus reciclados


A reutilização, recauchutagem e reciclagem são importantes alternativas para a destinação final de pneus velhos. Eles podem ser utilizados inteiros ou picados, por meio de distintas aplicações. Conheça algumas delas.
pneus-capa.jpg
Foto: Sxc.hu

Pneus inteiros:

Contenção de erosão do solo - Pneus inteiros associados a plantas de raízes grandes podem ser utilizados para ajudar na contenção da erosão do solo.

erosao.jpg
Foto: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Equipamentos para playground - Os pneus podem virar diversos brinquedos como balanços, obstáculos e equipamentos para amenizar as quedas e evitar acidentes.

1159484-43494329.jpg
Foto: Sxc.hu

Esportes - Eles também podem se usados em corridas de cavalo e carros, ou eventos que necessitem de uma limitação do território a percorrer.

4319118972-5d4d6cc33e.jpg
Foto: YLegrand

Sinalização rodoviária e para-choques de carros - Uma outra ideia é reciclar pneus inteiros fazendo postes para sinalização rodoviária e amortecimento de choques, porque diminui os gastos com manutenção e soluciona o problema de armazenagem de pneus velhos.

post.jpg
Foto: Reprodução

Pneus picados:
Pavimentos para estradas - A mistura de betume modificado com borracha de pneus usados tem sido empregada com o objetivo de melhorar a capacidade estrutural de pavimentos novos ou que precisam ser recuperados. 

asfalto-borracha.jpg
Foto: Ascom do DER

Pisos industriais, sola de sapato, tapetes de automóveis, tapetes para banheiros e borracha de vedação - Depois do processo de desvulcanização, que faz parte da reciclagem, pode-se adicionar óleos aromáticos para criar uma pasta, a qual pode ser usada na produção de novos materiais.

1341096933-407154544-1-sapato-stradero-kildare.jpg
Foto: Reprodução

Compostagem - O pneu não pode ser transformado em adubo, mas, sua borracha cortada em pedaços de 5 cm pode servir para aeração (processo que proporciona a melhoria da qualidade do solo que muitos agricultores fazem em seus terrenos para o plantio) de compostos orgânicos.


(ECOD)