domingo, 27 de janeiro de 2013

Construções modulares e seus benefícios


Em Açores, Portugal, um projeto da empresa N2X Arquitectos preencheu um vazio físico nas ruínas da localidade Lugar da Ribeira da Praia, com uma casa rica em elementos sustentáveis.
casa-modular.jpg
A casa modular manteve ruínas de pedras o que privilegiou a identidade local
Fotos: José Maria oliveira


Concluída no início de 2012, o espaço de 156 m² possui vista privilegiada, localização ensolarada, uma construção acústica e térmica controlada, além de utilizar energia solar e águas pluviais para regar jardins e encher reservatórios.

Segundo o site Arch Daily, os muros de pedras foram mantidos, privilegiado a identidade do local, e no seu interior foi levantado uma casa modular, composta de duas caixas pretas com o interior branco, o que permite uma maior luminosidade.

Construções modulares

O projeto citado acima é um exemplo de construção modular ou pré-fabricada que possui diversos benefícios quando comparada a casas tradicionais. O site Casa Pré Fabricada, citou alguns deles.

casa-modular2.jpg
  • Geralmente é muito mais rápido construir uma casa pré-fabricada do que uma casa de construção tradicional, mesmo que queira personalizar a sua casa pré-fabricada. A casa modular pode ficar pronta dentro de dois meses a partir da data da encomenda.
  • As casas pré-fabricadas modernas oferecem melhor isolamento, visto que são construídas dentro de uma fábrica. As paredes das casas construídas no local são mais espessas do que as das casas pré-fabricadas, no entanto, tendem a cair/rachar com o tempo.
  • Por serem construídas em fábricas, as modulares oferecem também uma melhor proteção contra parasitas. As casas tradicionais levam mais tempo para construir, e durante esse tempo a madeira e outros materiais estão, naturalmente, expostos a possíveis danos durante algum tempo.
  • O isolamento superior destas casas ajuda a poupar muito dinheiro em eletricidade e madeira serrada. Os custos de construção e design são também muito reduzidos quando comparados com os custos de uma casa tradicional.
  • As casas pré-fabricadas modernas são feitas de materiais renováveis e recicláveis, não poluentes, tendem a consumir menos energia e são mais favoráveis ao meio ambiente do que os materiais usados na construção de casas tradicionais.
  • Se optar por uma casa pré-fabricada moderna pode projetá-la como quiser. Você é a pessoa que escolhe as características da sua casa, assim como o número de quartos, o tamanho dos quartos e os planos para os mesmos.
  • Pode perfeitamente personalizar a sua casa pré-fabricada moderna, para atender às suas necessidades, através da combinação de diferentes opções.
  • Estas casas são mais fortes do que as casas tradicionais. É por isso que elas podem lidar melhor com desastres naturais como tornados e furacões.
(ECOD)