Carregador de celular, computador, cabos e TV: como descartá-los?

O que fazer com o lixo eletrônico? A falta de informação e de possibilidades de destinação adequada desses resíduos são problemas em todo o mundo. Segundo dados da ONU, o Brasil é o campeão de acúmulo desses materiais entre os países emergentes.

tv.jpg
Se você é tarado por tecnologia e quer comprar uma televisão maior para a sua casa, atente ao descarte dos aparelhos de TV de LCD, LED e Plasma. Foto: LGEPR 

Com base em informações do site Ecycle, compilamos algumas dicas de descarte ambientalmente correto para alguns dos aparelhos mais comuns em nosso dia-a-dia: carregadores de celular, computador, cabos e fios, e TV.

TVs

Sim, há várias peças recicláveis em televisores antigos. A maior parte das TVs é revestida de poliestireno, um plástico duro, que tem impacto desastroso no meio ambiente. Veja as opções de descarte consciente.

Alguns fabricantes reciclam.

Consertar sua TV pode ser uma opção. Para passá-la à frente vendendo ou fazendo doação é preciso saber qual é a destinação que o próximo usuário terá. Há fabricantes que desenvolveram tecnologia de reciclagem que utiliza raios laser para separar o painel frontal e a parte traseira do tubo de raios catódicos (CRT) dos televisores. Assim, o aproveitamento dos materiais é mais alto, além de acelerar o processo de reciclagem.

LCD, Plasma e LED

Reciclagem demanda cuidados.

Se você é tarado por tecnologia e quer comprar uma televisão maior para a sua casa, atente ao descarte dos aparelhos de TV de LCD, LED e Plasma. Eles podem ser reciclados, mas exigem uma série de cuidados. Uma nova tecnologia pode reciclar as telas de LCD e ainda aproveitar uma substância química para uso médico. Veja as opções!
Venda e devolução são as melhores alternativas.

Como são produtos relativamente novos, a venda é uma opção muito boa, assim como a doação. Caso queira reciclar, o melhor a fazer é obter informações com o fabricante e procurar postos de reciclagem como os que a eCycle te oferece. Basta clicar abaixo ou no box dos Postos de Reciclagem, na parte superior direita da página.

 carregador-t.jpg
Foto: ManoelNetto

Carregador de celular

A comodidade proporcionada pelos carregadores de celular faz esse produto mais do que fundamental em nosso dia-a-dia. Basta lembrar daquelas oportunidades em que seu aparelho estava descarregado e o próximo orelhão encontrava-se muito distante.

Devolva às operadoras!

O uso de muitos carregadores está vinculado a um determinado modelo de celular, assim, quando compramos aquele aparelho de última geração, o antigo carregador perde sua utilidade. Nestas situações, eles são aceitos nas operadoras de telefonia móvel, bem como nos próprios fabricantes de celular.

 garbage-t.jpg
Procure utilizar seu computador até o fim de sua vida útil.
Foto: Stefan Thiesen


Computadores velhos

Cuidado com os riscos.

Computadores não devem ser jogados no lixo comum. Eles possuem diversas peças com resíduos químicos que causam problemas ao entrarem em contato direto com o meio ambiente e, mais especificamente, com os humanos.
Segundo a especialista em gestão ambiental do Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir), pertencente ao Centro de Computação Eletrônica (CEE) da Universidade de São Paulo (USP), Neuci Bicov, todo produto que apresente bateria, placa eletrônica ou fio possui algum material contaminante.

Os principais elementos tóxicos presentes nos computadores são o mercúrio (deteriora o sistema nervoso, causa perturbações motoras e sensitivas, tremores e demência), o chumbo (provoca alterações genéticas, ataca o sistema nervoso, a medula óssea e os rins, além de causar câncer), o cádmio (provoca câncer de pulmão e de próstata, anemia e osteoporose) e o berílio (causa câncer de pulmão). Esses materiais são acumulativos. Quanto mais contato se tem com eles, pior para a saúde.

Quando tratamos dos problemas ambientais relacionados aos eletrônicos, a gravidade aumenta devido à quantidade de resíduo gerado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a geração de lixo eletrônico cresce a uma taxa de aproximadamente 40 milhões de toneladas por ano, em todo o mundo.
A maior parte desses resíduos tem condições de ser utilizada novamente ou de ser reciclada, mas o destino acaba sendo o pior possível: os aterros sanitários e lixões.

Opções

Tem certeza de que o computador não funciona mais? Você precisa mesmo de outro? É possível consertá-lo?

Procure utilizar seu computador até o fim de sua vida útil. Caso opte pela troca, faça a doação ou venda-o via internet. Algumas instituições de caridade e telecentros aceitam eletrônicos em bom estado, mas fique atento para saber como é realizada a destinação final do produto após o término da vida útil!

Caso não tenha mais conserto, encaminhe o computador para a reciclagem. Grande parte dos componentes eletrônicos é reciclável, o que garante o reaproveitamento de 80% dos materiais plásticos e metais.

Outra opção é devolver o PC ao fabricante, que será responsável pela destinação correta, graças à política de logística reversa prevista pela Lei de Resíduos Sólidos, que estará totalmente em vigor no país em 2014.

O descarte consciente dos computadores é importante tanto para a reciclagem quanto para evitar possíveis contaminações em decorrência dos materiais contaminantes.

 cabos-t.jpg
Maior parte dos fios e cabos é feita de revestimento plástico e materiais metálicos. Foto: alémdoquesevê_

Cabos e fios

A maior parte dos fios e cabos é feita de revestimento plástico e materiais metálicos. Ambos são recicláveis. Fique atento à destinação, pois há locais que queimam o plástico para reaproveitar apenas o metal: prejuízo em dobro para o meio ambiente.

Remendos e reciclagem.

É possível reutilizar cabos para prolongar suas extensões, mas cuidado é sempre necessário. As cooperativas estão de portas abertas para receber esse tipo de material.

ecycle.jpg
Produzido por eCycle

A eCycle é uma marca que tem origem no interesse pelas relações de consumo desenvolvidas entre indivíduos e empresas, sejam fabricantes de produtos ou prestadoras de serviços, e seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente.

(ECOD)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito útil e importante esta postagem. As pessoas geralmente não se ligam nestes cuidados, mas são atitudes fundamentais para a conservação do planeta.

    ResponderExcluir

Olá, agradecemos sua visita. Abraço.