Governo vai avaliar contaminação do solo de parque em São Paulo

O governo do estado de São Paulo vai contratar empresa para investigar as condições do subsolo do Parque Villa Lobos, em São Paulo.

Em 2007, técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) constataram contaminações na área, que não ofereciam risco à saúde.

Na época, foi observada a presença de gás metano, originário do subsolo. Também na água subterrânea foram detectadas contaminações, impedindo o uso do material em toda a área do parque.

“Os resultados das análises químicas dos solos e dos materiais presentes em subsuperfície indicaram contaminações por algumas substâncias, umas de forma pontual e outras em maior extensão, que não representam riscos à saúde, pois apresentam valores de concetração abaixo das metas de remediação calculadas para a área”, afirma a Cetesb em comunicado.

Segundo o documento, as pesquisas realizadas em 2007 não demandaram adoção de medidas emergenciais na área, mas indicaram a necessidade de complementar o monitoramento da contaminação.

As novas investigações serão realizadas por empresa a ser contratada mediante edital, informa a companhia. O edital deve ser publicado até março e ainda não existe um cronograma das atividades no parque.

O Parque Villa Lobos está localizado em uma área onde existem resíduos enterrados, como entulhos de construção civil e sedimentos retirados do Rio Pinheiros.

 (Fonte: Globo Natureza)

Postar um comentário

0 Comentários