Cerrado é tema de campanha da WWF do Reino Unido

A filial da WWF do Reino Unido lançou uma campanha de preservação do Cerrado brasileiro.

O filme (em inglês) mostra, em um conto feito de sombras, a diversidade de espécies que só existem no local: lobo guará, tamanduá bandeira e o tatu canastra.

Mas o desmatamento para a agricultura e a falta de políticas de preservação têm feito com que o número de animais diminuia, assim como o bioma. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 50% do Cerrado já desapareceu.

A organização internacional WWF está incentivando os consumidores do Reino Unido a enviarem e-mails aos supermercados para que eles parem de comprar alimentos feitos de soja ou que utilizem o grão na produção - como frangos, leite, ovos e carne.

A soja é um dos produtos brasileiros de maior exportação e também é uma das responsáveis pela taxa de desmatamento de 7,6 mil km² do Cerrado por ano. De acordo com especialistas, se continuar nesse ritmo, o bioma estará completamente destruído até 2030.

A ministra do Meio Ambiente do Reino Unido, Caroline Spelman, também demonstrou preocupação com a preservação do bioma quando viajou para o Brasil e conheceu a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Ela afirmou que quer ampliar a parceria com o governo brasileiro para reduzir a perda da biodiversidade.

Curiosidades

Na página da WWF Brasil há um artigo especial para o Cerrado com algumas curiosidades:

O espaço ocupado pelo Cerrado equivale à soma das áreas da Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra;

O número de insetos na região do Cerrado é surpreendente: apenas na área do Distrito Federal, há 90 espécies de cupins, mil espécies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas;

O Cerrado, diferentemente da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal, não recebeu da Constituição Federal o status de "Patrimônio Nacional", tornando a conservação de sua biodiversidade uma tarefa mais difícil;

Cerca de 80% do carvão vegetal consumido no Brasil vem das árvores do Cerrado;

O Cerrado é uma região peculiar: associa uma rica biodiversidade a uma aparência árida decorrente dos solos pobres e ácidos e de contar com apenas duas estações climáticas - seca e chuvosa;

Das 837 espécies de aves registradas no Cerrado, 759 se reproduzem na região e o restante são aves migratórias;

O Cerrado é considerado o “berço das águas”, ao abrigar as nascentes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco;

A ocupação do Cerrado iniciou-se no século 18 com a mineração, que se desenvolveu num rápido ciclo de exploração intensiva.
 
(Ecod)

Postar um comentário

0 Comentários