A BMW quer se tornar a primeira montadora premium a fabricar carros elétricos no mundo. Para isso, a empresa alemã pretende lançar dois modelos de carros ecologicamente corretos em 2013 e, como apresentação das bases dos novos carros, a montadora anunciou, em Genebra, as novidades do BMW ActiveE e do conceito BMW Vision Connected Drive.
O Salão do Automóvel de Genebra, que vai até o dia 13 de março, recebeu as duas novidades como as grandes atrações do salão. A estrutura montada favoreceu os olhares atentos de consumidores e empresários do ramo, que puderam visualizar os dois modelos tão aguardados da montadora.
O ActiveE será aproveitado para a produção em série dos carros elétricos da BMW. O “veículo megacity”, assim chamado pela empresa alemã, terá mobilidade isenta de CO2 e sua base será a mesma do ActiveE, bastante testado pelos projetistas da BMW.
O carro, criado pela base do Serie 1 Coupé, é constituído de um motor elétrico de 170 cavalos e pode rodar a cerca de 160 quilômetros em condições normais.
“A estrutura leve do carro foi utilizada para compensar o elevado peso das baterias” explicou Klaus Draeger, responsável da BMW pelos projetos. O ActiveE foi produzido com técnicas consideradas revolucionárias, que separam as áreas mecânicas do habitáculo onde vão os passageiros, tudo para manter o carro leve, possibilitando um melhor desempenho dos motores a bateria.
Este novo carro, o primeiro da submarca “BMWi”, será um pequeno utilitário chamado de i3. A sua comercialização em 2013 será apenas o primeiro passo da BMW em busca de novos serviços associados a mobilidade urbana, explicou Ian Robertson, administrador da empresa, ao Expresso.
BMW Vision Connected Drive
Já o BMW Vision Connected Drive é um veículo desportivo híbrido que possui um design futurista. O automóvel, que chamou a atenção do público, tem um elevado desempenho e possui como grande benefício o uso das redes inteligentes com dados sobre conforto, segurança e rendimento das informações do sistema elétrico.
"Este modelo tem características diferentes, pois é um híbrido, cujas baterias podem ser alimentadas por fichas de eletricidade, oferecendo a disponibilidade de motor de um desportivo, mas com consumos de combustível e emissões de um pequeno veículo", comunicou Ian Robertson.
A inovação pode ser vista também na arquitetura dos veículos, denominada de “Life Drive”. Toda a parte das baterias e do motor está numa área com estrutura em alumínio e a parte dos passageiros foi construída numa célula feita de um material composto de fibra de carbono e plástico reforçado (o CFRP, Carbon Fiber Reinforced Plastic).
Outro aspecto em que o i3 e o i8, assim denominado o carro esportivo, deverão se assemelhar é o local de fabricação. Como explicou Robertson, ambos serão fabricados na unidade da BMW em Leipzig, que receberá €400 milhões e mais 800 empregados para facilitar a produtividade.
(Ecod)
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