Plantas são clonadas como sementes pela primeira vez

Estudo publicado pela Science aponta pela primeira vez a clonagem de plantas como sementes. Esse é um marco para ciência, que poderá pesquisar mais profundamente sobre o poder das plantas a serem criadas por culturas híbridas.

Ervas daninhas passam pelo processo de apomixia/Foto: ourigo

Simon Chan, um dos autores do estudo e professor de biologia vegetal da Universidade da Califórnia reconhece o bom aproveitamento das culturas híbridas. Ele afirmou que a maior parte das variedades de cultura existentes se deu através desse método, que pode reter características favoráveis de geração em geração, e a eficácia dele só esbarra quando se trata da reprodução.

Os híbridos podem perder as características deles no momento da reprodução, chegando a mudar de tamanho o fruto e perder resistência, o que acaba transformando os espécimes.

O professor argumenta ainda que com o processo de clonagem é boa chance de produção de híbridos geneticamente idênticos aos clones em algumas culturas.Em outras, como as de árvores frutíferas, o processo de clonagem a partir das mudas não é possível.

Apomixia

Outro processo curioso quando o assunto é clonagem é a apomixia. Pouco conhecida pela população, a apomixia se dá quando as plantas produzem sementes realmente clones de si mesmas, mesmo sem reprodução.Isso acontece sobretudo nas ervas daninhas.

Na pesquisa que vem sendo feita sobre o assunto, a expectativa é concluir o novo método da “apomixia artificial”, que será quando plantas, como o alface e o tomate, consigam fecundar a si mesmas gerando sementes clonadas.Os trabalhos, que já solicitou o pedido de patente, está próximo de ser finalizado porque os autores, como Chian, encontraram semelhanças entre a apomixia e a clonagem em plantas como sementes.

Há uma diferença visível entre eles: na apomixia, os óvulos e espermatozóides são haplóides- ou seja, metade do número de cromossomos do pais, na clonagem entretanto o óvulo fertilizado e a planta adulta são diplóides, ou seja, um conjunto completo de cromossomos.

(Ecod)

Postar um comentário

0 Comentários