Como humanos, pintinhos também contam da esquerda para a direita

Como humanos, pintinhos também contam da esquerda para a direita, segundo pesquisa publicada na revista “Biology Letters”.

Rosa Rugani, da Universidade de Trento, na Itália, e sua equipe treinaram pintos para encontrar comida no quarto ou no sexto entre 16 distribuidores de comida.

No começo do experimento, os distribuidores que possuíam comida eram pretos e os vazios eram brancos. No decurso do experimento, os distribuidores com comida passaram a ficar brancos, o que obrigava os pintos a “contar” para obter comida.

Durante a fase de treinamento, os distribuidores de comida foram colocados em fileira, distanciando-se do pintinho. Depois, a fileira foi virada em 90 graus de forma que os pintos agora viam todos os 16 distribuidores de uma vez só. Eles tinham, portanto, a chance de contar da esquerda para direita ou vice-versa.

A equipe notou que os pássaros sempre escolhiam o quarto e sexto distribuidor de comida a partir da esquerda, sugerindo que eles contavam a partir da esquerda.

O mesmo comportamento foi observado em aves adultas (o quebra-nozes de Clark), e é válido também para a maioria das culturas humanas. Mesmo em línguas como o farsi – escrito e lido da direita para a esquerda -, os numerais são organizados da esquerda para a direita.

Segundo Rugani, animais e humanos podem contar instintivamente da esquerda porque o hemisfério direito do cérebro – que processa informações no lado esquerdo do campo de visão – é dominante em tarefas visuais. Isso sugere que contar da esquerda pode ser algo instintivo, não culturalmente aprendido.

(Fonte: Folha.com)

Postar um comentário

0 Comentários