Ave extinta dava golpes de “boxe” com bico

Humanos lutam boxe com as mãos, obviamente, mas uma ave predadora que viveu na Argentina há 6 milhões de anos fazia isso com o bico, afirma nova pesquisa.

Para ser mais preciso, o Andalgalornis steulleti, que em vida tinha 40 kg e 1,4 m de altura, teria sido capaz de aplicar “jabs” – como são chamados os golpes curtos e precisos do boxe – com sua imensa cabeça.

Foi isso o que revelou uma análise funcional do fóssil, coordenada por Federico Degrange, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina), e Lawrence Witmer, da Universidade de Ohio (Estados Unidos). A pesquisa está na revista científica de acesso gratuito “PLoS One”.

Degrange e Witmer verificaram que a estrutura dos ossos da cabeça do bicho não favorecia estilos de caça que envolvessem uma luta prolongada, na base das bicadas, para tentar subjugar presas grandes. Num caso desses, seria grande o risco de que houvesse fraturas.

O mais provável, afirmam eles, é que o bicho usasse “jabs”, pequenos golpes envolvendo idas e vindas do bico, até que os bichos que lhe serviam de alimento – provavelmente herbívoros de porte médio, parecidos com pequenos cavalos – acabassem morrendo. Havia aves do mesmo grupo no Brasil na mesma época.

(Fonte: Reinaldo José Lopes/ Folha.com)

Postar um comentário

0 Comentários