A rainha da velocidade

Guepardo corre 100 metros em 6s13 e se torna o mais rápido animal terrestre
Usain Bolt? Que Usain Bolt? A verdadeira fera das pistas se chama Sarah. Essa fêmea de guepardo, de oito anos, atingiu a incrível marca de 6s13 em 100 metros, bem abaixo dos impressionantes 9s58 obtidos pelo fenomenal atleta jamaicano no recente Mundial de Atletismo, realizado em Berlim.

Com isso, Sarah se tornou o animal terrestre mais rápido do planeta, superando a marca anterior, que pertencia a Zaza, outra fêmea, que havia marcado 6s19 na África do Sul.

As tentativas de recorde têm sido realizadas para chamar atenção sobre a situação dos guepardos, que vivem em savanas africanas, onde sua população é estimada em menos de 10 mil, refletindo um declínio de 90%.

O recorde de Sarah foi registrado durante um evento promovido pelo zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos. Cientistas construíram no local - onde existe uma área de criação desses animais - uma pista especialmente para realizar o teste, cujo objetivo era verificar a que velocidade Sarah correria os 100 metros.

Para atrair o animal para fora de sua jaula, os pesquisadores usaram um cachorro de brinquedo. Diferente de Bolt, que precisou de algumas tentativas para bater o recorde mundial, Sarah precisou de apenas uma tentativa para atingir a marca

Ranhura nas patas aumenta a velocidade

A comparação desses animais com Bolt ou qualquer humano, claro, é desigual: guepardos têm duas pernas de vantagem, além de uma espinha flexível e ranhuras nas patas que promovem melhor tracionamento em alta velocidade.

Mas Sarah vai ter que suar os pelos para manter o recorde. Sua rival, Zaza, deveria tentar melhorar a sua marca em agosto, mas a corrida foi adiada por causa do mau tempo.

Ela vai tentar recuperar o seu recorde animal no início de outubro. O animal mais rápido do mundo, porém, é uma ave: o andorinhão da espécie Hirundapus caudacutus.
(O Globo, 11/9)

Postar um comentário

0 Comentários