Bicicletas podem superar o número de veículos particulares em Londres

A tendência para os próximos anos é que o número de ciclistas ultrapasse o de carros particulares em Londres, de acordo com o relatório do Transport for London (TfL).

londresbike-ecod.jpg
Muitas ruas de Londres estão sendo remodeladas para que o ciclismo seja mais seguro na cidade
Foto: ProfDEH/WikiCommons

 O estudo destaca como o número de veículos nos horários de pico diminuiu pela metade na área central da capital da Inglaterra na última década. No ano 2000, uma média de 137 mil motoristas acessavam a área todos os dias. Em 2014 foram 64 mil.

Entre os motivos elencados para explicar o fato, o blog CityLab destacou a taxação do congestionamento que foi implementada na cidade em 2003, e resultou na queda do número de veículos de maneira consistente nos anos seguintes.

A redução do número de carros seria suficiente para alegrar os cidadãos londrinos que estão cansados da péssima qualidade do ar, mas essa não é a única boa notícia do estudo. Aliado a esse fator positivo, o relatório apresentou o crescimento exponencial do número de ciclistas. 

Enquanto apenas 12 mil pessoas pedalavam na área central de Londres na hora do Rush nos anos 2000, 36 mil foram contabilizadas no mesmo local em 2014. Já a análise diária apresenta crescimento do número de ciclistas de 40 mil em 1990 para 180 mil em 2014.

De acordo com o TfL, a redução de veículos particulares aumenta os números do transporte público, bicicleta e caminhada, o que representa uma mudança sem precedentes para qualquer cidade grande. A bicicleta ocupa um lugar de destaque nos gráficos. Um conjunto de ações vem sendo instauradas para melhorar a experiência do ciclista na cidade. Até o prefeito aderiu ao modal nos últimos tempos.

Recentemente, foi inaugurada a ciclovia na ponte Vauxhall, e muitas ruas de Londres estão sendo remodeladas para que o ciclismo seja mais seguro na cidade. A maior ciclovia da cidade foi recentemente inaugurada na ponte Vauxhall.

A BBC fez um excelente vídeo interativo para explicar os principais projetos para os ciclistas em Londres. O relatório completo está disponível aqui, em inglês.

(Fonte: ECOD - Via The City Fix Brasil)