Veja como evitar que o WhatsApp compartilhe seus dados com o Facebook

Aplicativo de mensageria atualizou termos de serviço para, entre outros motivos, permitir troca de informações com a rede social.


O WhatsApp atualizou nesta semana os seus termos de serviços e privacidade. Essa foi a primeira vez o aplicativo fez isso em quatro anos.

Um ponto que chamou a atenção de muita gente é que a atualização dos termos prevê que o WhatsApp vai começar a compartilhar dados dos seus usuários, incluindo número de telefone, com a sua empresa mãe, o Facebook.

As empresas apontam que as novas diretrizes ajudarão os usuários a encontrarem amigos em comum nas duas plataformas e o WhatsApp afirma que não vai compartilhar seu número telefônico com anunciantes, mas é claro que muita gente ficou com o pé atrás sobre um possível uso desses dados para direcionar anúncios publicitários de forma a incomodar os usuários.

A empresa deixa claro que esse compartilhamento não significa que os dados do WhatsApp (número de telefone, atualizações de status, etc...) estarão públicos no Facebook. Não há nenhum risco de suas mensagens do WhatsApp aparecerem em sua linha do tempo Facebook ou atualizações de status na rede social sejam enviadas a todos os seus contatos no WhatsApp. 

Mas ressalta que caso o usuário concorde em compartilhar seus dados no WhatsApp eles estarão disponíveis também para outros serviços de propriedade do Facebook, como o Instagram, onde serão usados para sugerir contas a serem seguidas e para o combate ao spam também no serviço de fotografias.

Felizmente você pode mudar isso

Para evitar que o WhatsApp entregue esses dados ao Facebook, basta cancelar a permissão.

São dois métodos que podem ser usados. O primeiro só pode ser feito antes de você realmente aceitar os novos termos de serviço do WhatsApp e é bastante simples. Em vez de clicar diretamente em “Concordo”, vá em “Leia Mais” e desmarque a opção “Compartilhar minhas Informações de Conta do WhatsApp com o Facebook...”.

Caso você já tenha clicado em “Concordo”, pode ficar tranquilo já que ainda tem um prazo de 30 dias para escolher o contrário. Vá até o menu de configurações do WhatsApp, escolha a opção Conta e lá desmarque a opção já citada no parágrafo acima – “Compartilhar minhas Informações de Conta”.

Compartilhamento acontecerá mesmo assim

Apesar da possibilidade de desautorizar o compartulhamento, o termo de serviço deixa claro que, independente de escolha do usuário, dados como  o número de telefone que as pessoas utilizam para se registrar no WhatsApp e de quando e como utilizam os serviços, serão compartilhados para que as empresas possam entender a utilização dos serviços e, a partir daí, criar mecanismos de proteção, por exemplo.

De acordo com a assessoria do WhatsApp, a integração maior com o Facebook facilitará identificação de usuários que abusam de spam, pois com o compartilhamento do número usado no WhatsApp com o Facebook será possível encontrar  o usuário no Facebook e assim banir sistematicamente as contas.

(COMPUTERWORLD)