Qualidade do sono influencia na perda de peso

Um estudo da University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, apontou que a alimentação está diretamente relacionada ao sono.

dormindo.jpg
A alimentação está diretamente relacionada ao sono
Foto: Silveira Neto

 Os pesquisadores, que tiveram o trabalho divulgado na publicação científica Appetite, concluíram que uma dieta balanceada e variada é benéfica para um bom descanso e enumeraram alimentos específicos importantes para alcançar o equilíbrio entre as ações.

Para realizar o trabalho, os estudiosos dividiram os padrões de duração de sono em grupos: normal (de sete a oito horas por noite), longo (nove ou mais horas), curto (cinco a seis horas) e muito curto (menos de seis horas) e perceberam que os alimentos consumidos pelos que conseguiam ter sono normal eram diferentes em relação a outros grupos, que sofriam de insônia ou dormiam demais. As informações analisadas foram registradas em 2007 e 2008.
O EcoD selecionou cinco dos alimentos listados pelos pesquisadores. Conheça-os!
  • Água
agua.jpg
Quem bebe pouca água dorme menos
Foto: llares

Todo o mundo sabe que o consumo de dois litros de água, recomendados por especialistas, beneficia a pele, a perda de peso e alivia as dores de cabeça. Mas o estudo revelou que o líquido também é bom para melhorar a qualidade do sono. A pesquisa apontou que as pessoas com padrão de noites curtas e muito curtas costumam beber menos água do que as que têm um descanso considerado normal.
  • Licopeno
licopeno.jpg
A substância é excelente para quem dorme pouco
Foto: Baruck

As pessoas que têm um período muito curto de sono também apresentaram pouca quantidade de licopeno no organismo. A substância, que é um antioxidante que reduz danos causados por radicais livres, pode ser encontrada no tomate, mamão, melancia e goiaba, entre outros.
  • Carboidratos totais
paes.jpg
Cortar carboidratos da dieta pode causar prejuízo ao sono
Foto: prezadoe

Por incrível que pareça, os carboidratos, muitas vezes tratados como vilões da boa forma, são muito importantes em uma dieta, pois, se forem cortados, podem prejudicar significativamente o sono. A pesquisa identificou uma relação entre o baixo consumo de carboidratos totais (conjunto total de açúcares, como pães, massas, cereais e frutas, consumidos durante um dia) e o sono com intervalos muito curtos ou longos.
  • Selênio
castanha.jpg
O antioxidanete também é bom para prevenir doenças
Foto: Ricardo Solar

Segundo o estudo, a falta de selênio no organismo pode contribuir para períodos mais curtos de sono. O antioxidante também é útil para o crescimento e a fertilidade, prevenindo doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Ele pode ser encontrado em castanha-do-pará, nozes, carnes e mariscos.
  • Ácido dodecanoico
leite.jpg
O ácido graxo tem propriedade anti-inflamatórias
Foto: Michel Rios

As pessoas que dormem além da conta possuem pouca quantidade desse ácido graxo, no organismo, de acordo com a pesquisa. O nutriente pode ser encontrado no óleo de coco e de palma, e no leite de vaca, de cabra e materno e possui propriedades anti-inflamatórias, que também auxiliam o sistema imunológico.

(ECOD)