12 dicas para vencer a timidez na hora de buscar novo emprego

Se você é uma pessoa introvertida por natureza e tem dificuldade para se relacionar com outras pessoas, a primeira coisa que precisa entender é que não está sozinho.
Muitos de seus colegas, celebridades, personalidades em todos os lugares sofrem disso. Porém, você depende de seus contatos para avançar sua carreira no mundo da TI. Por quê? Muitas das oportunidades de empregos acontecem por indicação.

O jornal Wall Street relata que 94% dos candidatos que obtiveram sucesso na busca de um novo emprego afirmam que a sua rede de contatos fez a diferença.

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos revela que 63,4% dos profissionais usam métodos informais para encontrar emprego. Somente entre 4 e 10% das pessoas que se candidatam a oportunidades em sites de carreira na internet sem indicação conseguem a vaga.

Em outras palavras, construir uma rede de contatos profissionais traz resultados. Se você está procurando se desenvolver profissionalmente, um novo emprego ou simplesmente subir na escada tecnológica, tem que investir nesse quesito.

Por onde começar? Especialistas dão algumas dicas que podem ajudá-lo nessa empreitada. Veja a seguir 12 recomendações de como fazer networking.

1. Rejeição sempre existirá

A rejeição é parte da vida e, na maioria dos casos, não deve ser considerada como algo pessoal. Você vai encontrar pessoas que simplesmente não podem ou não estarão dispostas a ajudá-lo na sua carreira. Não desanime, se isso acontecer, siga em frente.

2. Ajudar aos outros é um ato de reciprocidade

Você pode ter dificuldade para se relacionar com outros contatos porque acha que não tem nada importante a oferecer, como um emprego. É possível que você tenha algo que nunca imaginou. Uma das formas de contribuir é fazendo pergunta ou simplesmente ouvindo o outro, ensina Caitlin Sampson, consultor de carreira e cofundador da empresa Regal Resumes.

3. Conheça seus pontos fortes

"Comece por avaliar seus pontos fortes", sugere Elaine Varela, sócia da Keystone Partners. Muitas vezes, os profissionais tímidos são bons ouvintes, o que é uma boa qualidade. Pense sobre como você pode usar esse recurso a seu favor quando falar com as pessoas. Pense o que pode oferecer a uma empresa e como ajudar os outros.

Talvez você possa sugerir algo para essa empresa aumentar a presença na web ou opinar sobre o software ou hardware que alguém está pensando em comprar. Pergunte a si mesmo: quais são meus pontos fortes? Você tem algo a oferecer e é preciso saber que fortalezas possui.

4. Seja simples 

"Se você estiver construindo seu networking, comece com as pessoas mais próximas e com quem você se sinta mais confortável. Seus contatos podem ser familiares, amigos, vizinhos, colegas de faculdade e colegas profissionais", diz Sampson.

5. Estabeleça uma estratégia de comunicação 

O próximo passo é pensar como você pode criar uma estratégia de trabalho e comunicação com sua rede. Os introvertidos devem começar devagar, de acordo com especialistas.

"Talvez você se sinta mais à vontade se começar interagindo com uma pessoa de cada vez. Crie uma lista de lugares onde pode conhecer seus contatos, recomenda Valeras. Esta lista pode incluir alunos, associações, entidades profissionais, clubes, familiares e amigos.

6. Participe de grupos e comunidades online

"Para aqueles que são tímidos, a internet é ideal para conhecer contatos antes de encontros face to face. Isso ajuda os candidatos a emprego, por exemplo, a ganhar confiança e construir relacionamentos antes de reunião pessoalmente, afirma Sampson.

As redes sociais têm facilitado encontros de profissionais com os mesmos interesses para interagir e compartilhar ideias. O Facebook é dominante, mas há outras redes que podem ser mais relevantes para profissionais como o LinkedIn, que inclui grupos como Shy Busters e Toastmasters onde as pessoas compartilham histórias e dicas para superar a timidez e adversidades.

"Procure manter perfil profissional online em sites relevantes", aconselha Sampson. Há sites inteiros dedicados às coisas estúpidas que as pessoas fazem no Facebook. Não seja uma dessas pessoas que, quando entrevistadas para vagas de emprego tem de explicar comentários ou fotos de seus perfis online.

7. Cumpra promessas 

É essencial para manter o bom relacionamento com seus contatos profissionais. Muitas oportunidades são perdidas porque as pessoas não cumprem o que prometem e matam boas relações que podem ajudar a impulsionar a carreira. Se você prometer algo a alguém como, um link para um artigo, ajuda com o seu site ou qualquer que seja o caso, faça-o imediatamente.

8. Participe de grupos e comunidades reais

Participe de um grupo de desenvolvimento local ou de uma organização relacionada, mesmo apenas como ouvinte, orienta Tracy Cashman, gerente do grupo de TI da empresa de recrutamento Winter Wyman. O principal benefício de participar nessas reuniões é que você tem oportunidade para falar sobre algo que já conhece. 

Nesses encontros você pode encontrar pessoas que estão interessadas nas mesmas coisas e enriquecer o seu currículo. "Participar de reuniões técnicas e importantes com sociedades ou organizações podem contribuir para a sua experiência", afirma o consultor Mikey Mantle. "É uma ótima maneira de crescer profissionalmente e cultivar contatos simultaneamente."

9. Crie um blog

"Com um blog você pode mostrar suas áreas de especialização, ganhar credibilidade e atrair o interesse de empresas em potencial", diz Sampson. Há várias opções de ferramentas para construir seu site como Blogger, WordPress, Flavors.me, About.me, entre outros. Um blog ativo proporciona uma grande exposição e serve como um método adicional para os indivíduos desenvolverem compreensão do que você pode oferecer.

10. Faça sua apresentação

Prepare um discurso de vendas de 15-30 segundos que descreve quem você é. Relate o que faz e como contatos ou potenciais empregadores podem se beneficiar de um relacionamento com você, recomenda Sampson. Esteja preparado para dizer algo que pode quebrar o gelo com mais facilidade. Evite frases ensaiadas, procure ser espontâneo. Se possível peça para alguém de confiança ouvir e ajudar a refinar sua mensagem. 

11. Cartão de visita 

A oportunidade de construir sua rede de contatos pode ocorrer em qualquer lugar e momento. Tenha sempre à mão seus cartões de visita. A informação a ser incluída é muito simples: nome, título, informações de contato e áreas de especialização. "Também é essencial carregar currículo atualizado. Você nunca sabe quando encontrará a oportunidade perfeita para conquista de novo emprego", diz Sampson.

12. Relaxe antes ou após situações estressantes

Construir uma rede contatos gera ansiedade. A prática de um esporte, de meditação transcendental, yoga, tai chi e outras alternativas ajudam a aliviar o estresse e acalmar a mente.

 "Técnicas como meditação, yoga ou exercício podem ajudar a liberar endorfinas que diminuem o estresse e criar uma mentalidade positiva em ambientes sociais", diz Sampson. Encontre algo que funciona para você e coloque em prática.

(COMPUTERWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários