Sistema lançado pela Volvo detecta ciclistas e freia carro sozinho

Os acidentes entre carros e ciclistas são cada vez mais comuns. Só para se ter ideia, metade dos adeptos das bikes que morreram de forma acidental na Europa colidiram com automóveis. 

 volvo-t.jpg
Batizado de Detecção de Ciclista e de Pedestre, o sistema de segurança conta com frenagem automática total
Foto: Reprodução

Aqui no Brasil, no dia 10 de março,  David Santos de Souza foi barbaramente atropelado em plena Avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo, quando perdeu um dos braços.

Mas, um sistema desenvolvido pela Volvo pode ajudar a reduzir o problema (assista ao vídeo ao final do post). A montadora sueca lançou, durante o Salão de Genebra, o primeiro sistema do mundo de detecção de ciclistas, que freia o carro sozinho em situação de risco. Ele estará disponível nos modelos V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80 models a partir de meados de maio.


Batizado de Detecção de Ciclista e de Pedestre, o sistema de segurança conta com frenagem automática total. Todos os carros que já tinham o sistema que alertava para pedestres poderão completá-lo, com o de ciclistas. Na tecnologia da montadora, há um radar instalado na grade frontal dos modelos e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, ambos ligados a um controle central.


O radar detecta objetos na frente do carro e a distância entre ele e o automóvel. A câmera de alta resolução determina de que tipo de objeto se trata, mesmo que o objeto esteja se movendo. Um dos exemplos de situação coberta pelo sistema, segundo a Volvo, é o caso de um ciclista, circulando na mesma pista, cruzar de repente na frente do carro. Na iminência da colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo.

A frenagem automática depende de que tanto o radar e a câmera confirmem para a central eletrônica a existência desse objeto. A tecnologia também considera outros veículos que estejam na mesma pista.


Assista ao vídeo sobre o sistema da Volvo:

(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários