Espécie de traça tem a melhor audição do mundo

Não diga nada que você não queira que seja ouvido pela traça-da-cera (Galleria mellonella). Pesquisadores da Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escócia, relataram que essa traça possui a melhor audição do mundo.


Os pesquisadores determinaram que a traça pode ouvir frequências de até 300 kHz. Os seres humanos conseguem ouvir sons de até 20 kHz. Os golfinhos, conhecidos pela sua audição apurada, não conseguem ouvir sons acima de aproximadamente 160 kHz.

Assim como ocorre com a maioria dos seres da natureza, existe uma explicação para tamanha capacidade auditiva.

“A audição da traça evoluiu devido à ação predatória”, afirmou Hannah M. Moir, uma das pesquisadoras que participaram do estudo, publicado no periódico Biology Letters .

Os morcegos usam os sons de alta frequência da ecolocalização para caçar traças e outros insetos. Aparentemente, as traças conseguem ouvir frequências que os morcegos talvez não consigam captar.

“Ainda existem dúvidas em relação às razões dessa necessidade da traça de ouvir sons tão agudos”, afirmou Moir.

O registro de ultrassons de alta frequência é um desafio e os morcegos talvez consigam emitir sons na frequência máxima captada pelas traças, acrescentou a cientista.

Moir e seus colegas usaram um transdutor ultrassônico feito sob medida, que emite sons em alta frequência e, em seguida, mediram a resposta neural das traças usando eletrodos.

O estudo da estrutura e da funcionalidade do aparelho auditivo da traça-da-cera pode ajudar os pesquisadores a produzir microfones em miniatura, afirmou Moir. 

(Fonte: Portal iG)

Postar um comentário

0 Comentários