Cresce número de alunos a distância entre os mais ricos e graduados

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2012, recém-divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 13% dos brasileiros que acessam a internet fazem cursos online (ou fizeram nos três meses anteriores à entrevista). 

Como a própria pesquisa indica que o número de brasileiros com acesso à internet é de 80,9 milhões, projeta-se um número de pelo menos 10,5 mihões de brasileiros que realizam cursos a distância. Os dados foram coletados junto a 17.380 pessoas entrevistadas em todo o país entre 1º de setembro de 2012 a 13 de fevereiro de 2013.


A pesquisa TIC Domicílios verificou um crescimento percentual dos alunos de cursos online entre os mais ricos e entre os universitários. Na faixa de renda salarial de mais de dez salários mínimos, o número de alunos de cursos a distância teve um crescimento de oito pontos percentuais, passando de 22%, em 2011, para 30% em 2012. Além disso, entre os que possuem nível universitário, o percentual oscilou de 30% para 31% no mesmo período.

No total geral para o país, entretanto, a pesquisa indica uma leve queda percentual dos alunos de cursos online, que passaram de 15% em 2011 para 13%  no ano passado. Mas essa queda percentual é amenizada pelo fato de que o número total de usuários da internet no Brasil, sobre o qual foram feitas as projeções, cresceu nesse período de 73,2 milhões para 80,9 milhões (49% da população do país). A pesquisa passou por uma importante mudança metodológica entre 2011 e 2012, em prática similar ao que fazem o IBGE e outros institutos de estatística: em 2011, houve a introdução da amostragem probabilística, lado a lado com a amostragem por cotas, que vinha sendo utilizada até então; já em 2012, a amostragem por cotas foi descontinuada. A pesquisa não inclui alunos de cursos a distância por meios que diferem da internet (correspondência, CD, rádio, teleaulas etc).

Entre outras informações, a pesquisa TIC Domicílios 2012 também concluiu que entre os usuários de Internet da classe D e E, a lanhouse continua sendo o local de acesso mais mencionado. Ainda segundo a pesquisa, há no país 139,8 milhões de usuários de telefone celular.

Veja os dados da pesquisa TIC Domicílios 2012 aqui.

(Da revista Ache Seu Curso)

Postar um comentário

0 Comentários