União Européia já tem sua MOOC. Teleaulas em português já podem ser acessadas

Onze países da União Européia lançaram um site especializado em teleaulas abertas e a distância, modelo de ensino também chamado de MOOC (massive open online courses). 


É o site de cursos da Opening Up Education, ou OpenupEd Courses, que oferece aulas abertas, a distância e gratuitas em instituições de ensino localizadas em Portugal, Espanha, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Eslováquia, Reino Unido, Rússia, Turquia e Israel. 


Por enquanto, há apenas um curso em português, sobre mudanças climáticas, oferecido pela Universidade Aberta de Portugal. Há também dezenove cursos em espanhol, oferecidos pela conceituada Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED).


Por enquanto, há 40 cursos disponíveis nas várias línguas de origem, mas a Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU), que coordena a iniciativa, pretende ampliar o número de cursos oferecidos rapidamente.

"O movimento MOOC já é muito popular, sobretudo nos EUA, mas este lançamento pan-europeu confere-lhe uma nova dimensão. Não só reflete os valores europeus de equidade, de qualidade e de diversidade, como os parceiros envolvidos são uma garantia da elevada qualidade do ensino. 

Vemos o programa como um elemento central da estratégia de abertura dos sistemas de educação que a Comissão lançará no próximo verão", afirmou Androulla Vassiliou, Comissária para a Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude da União Européia.

Alguns cursos oferecem créditos formais que serão válidos em várias universidades que participam do consórcio. Veja mais informações no site da OpenupEd: www.openuped.eu .
(Ache seu Curso Aqui)

Postar um comentário

0 Comentários