sábado, 29 de junho de 2013

Saiba como melhorar as relações profissionais pelas redes sociais

As mídias sociais se tornaram um canal importante para busca de oportunidades no mercado de trabalho e especialistas ensinam como usar melhor esse canal para impulsionar a carreira.

O uso da Internet aumentou as conexões profissionais pelas redes sociais, ampliando novos horizontes e opções de trabalho que permitam desenvolver o conhecimento e as competências de cada um.

As redes sociais são consideradas pelos especialistas uma importante ferramenta para estabelecer novas relações profissionais e são úteis tanto para as empresas quanto para os talentos. Para Hays, consultoria em RH, esse meio funciona como facilitador e filtro no processo de seleção de pessoas, mas sem deixar de lado as entrevistas face to face. De acordo com eles, esse serviço se tornou essencial para melhor a triagem dos currículos.

Os especialistas alertam que é importante não confundir redes sociais, como LinkedIn, com portais de busca de emprego. O primeiro permite criar uma rede de contatos profissionais, que muitas vezes abre portas para uma nova oportunidade de trabalho. Já o segundo, é mais um espaço para ofertas de vagas e busca de candidatos.

As redes sociais não são uma alternativa ao formato de entrevista pessoal. Atualmente, várias empresas estão se apoiando nessa nessas ferramentas para apoiar seu processo de recrutamento e atração de talentos. 

Elas buscam informações em sites com seções específicas onde os profissionais criam perfis de acordo com a sua experiência de trabalho e podem enviar seu currículo, acessar oportunidades de emprego que as empresas oferecem tudo em um só lugar.

De acordo com a publicação semestral Hays Journal, as redes sociais profissionais, através de comunidades virtuais, permitem compartilhar conhecimentos, ideias e reunir múltiplos perfis com interesses comuns, criando sinergias que contribuem para alcançar objetivos pessoais e profissionais.

O "networking online" tornou-se uma ponte entre a mídia social e redes tradicionais. Este novo formato levou a uma ampliação de horizontes na busca de talentos. Mais e mais empresas estão se voltando para as redes sociais para encontrar candidatos que se encaixam no perfil que desejam.

Para que os profissionais e empresas possam explorar melhor o uso das redes sociais para busca de emprego, a Hays dá cinco dicas. Veja  seguir:

1- Reforçe seus contatos

As pessoas devem procurar seus "vínculos sociais", ou seja, aqueles profissionais que podem ajudá-lo a conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho e que são contatos importantes ter em sua rede social. Contatos potenciais estão em toda parte e nem sempre nos lugares associados ao trabalho. A rede social, pode ser um bom lugar para encontrar essas pessoas.

2- Fontes especializadas

O conhecimento técnico em determinada área nem sempre garante ascensão profissional. Mas é relevante e pode ser útil para o desenvolvimento profissional. Por isso, ter em sua rede contatos adicionais que atuam fora de sua organização com determinadas habilidades é importantes e devem ser explorados adequadamente.

3- Salas de elite 

Tente entrar em "global green room", ou redes de elite, que reúnem pessoas com o status sênior, mas que permanecem fechadas para os que estão abaixo do seu nível profissional. A abertura desses grupos para outros usuários permite a troca de conhecimento e acesso às melhores práticas profissionais, podendo revitalizar seu networking. 

4- Incentivo aos sêniors 

Alguns profissionais sêniors, como sócios ou diretores podem tornar-se uma preocupação para as organizações quando estão frustrados e oprimidos em um mar de e-mails e documentos. As empresas devem ser responsáveis por esta questão e convidá-los a iniciar atividades de networking em benefício próprio e da organização.

5- Participação da empresa em redes sociais 

As organizações devem criar um fator de diferenciação. Para ter mais êxito, elas devem estar ciente do que acontece do lado de fora de seu mercado. Para isso, devem estabelecer compromisso de gerar novas ideias e troca de informações valiosas através de canais de comunicação externos, tais como redes sociais.

(IDG NOW)