Mestrado de letras a distância chega a 50 candidatos por vaga. Alunos terão bolsa

Busca pelo curso surpreendeu e chegou a 13.100 candidatos. Próximo edital, no ano que vem, deverá incluir formados em pedagogia.

O coordenador da área de Letras da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), Dermeval da Hora Oliveira, informou à revista Ache Seu Curso que a busca pelo mestrado profissionalizante de Letras a Distância (Profletras), com inscrições encerradas na semana passada, surpreendeu pela ótima aceitação e procura.
 Foram 13.100 inscritos para realizar o mestrado, o que significa uma média de 16 candidatos por vaga. Em alguns lugares, no entanto, percebeu-se uma demanda bem maior, como no caso do estado do Pará, onde as inscrições chegaram a 50 candidatos por vaga.
A novidade para os que se inscreveram é que o curso, segundo Dermeval da Hora, oferecerá aos seus alunos bolsas de estudos de dois anos, equivalente a mestrado acadêmico. A maior parte dos inscritos não sabia dessa possibilidade antes de se inscreverem, "se já houvesse a decisão a respeito de ter bolsa ou não antes das inscrições, provavelmente a procura seria ainda maior", diz da Hora.
Outra mudança que está prevista para o próximo edital, que deverá sair apenas no próximo ano, é a inclusão de alunos formados em pedagogia (esta primeira turma incluirá apenas formados em Letras). Além disso, mais instituições estão buscando a Capes para também oferecer o curso, o que significará, no próximo edital, uma oferta bem maior de vagas.
O Profletras é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e realizado por meio a estrutura da Universidade Aberta do Brasil (UAB), consórcio articulado pela Capes, que reúne instituições federais e estaduais de ensino em todo o país. O sistema segue a trilha aberta por outro mestrado profissionalizante a distância no país, o de matemática (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática sob supervisão da Capes.
Veja o site do Profletras aqui.

(Ache Seu Curso)

Postar um comentário

0 Comentários