domingo, 2 de junho de 2013

Conheça utensílios que ajudam na reciclagem de alimentos

Nem todo mundo sabe que, ao desperdiçar cascas de frutas e verduras, estão jogando no lixo nutrientes importantes para nosso organismo. 

frutas.jpg
Cascas de frutas e verduras possuem nutrientes importantes
Foto: Rubí Flórez 

Com a ideia de criar novos sabores com essas partes desperdiçadas, a designer holandesa Rianne Koesn desenvolveu um conjunto de utensílios para cozinha, que permitem adicionar as cascas de maneira prática e eficiente em alimentos e bebidas.

O conjunto de utensílios chamado de Peelpride possui cinco itens e facilitam descascar, secar, triturar e armazenar cascas de frutas como laranja, pêssego, maçã, mexerica, pera e limão.

Segundo a designer, os produtos buscam facilitar a vida doméstica. Suas peças são pensadas para criar hábitos cotidianos que levem a uma atitude mais responsável e positiva.

Conheça as peças divulgadas pelo portal Descubra o Verde da Discovery.
  • Descascador (Toppeeler)
rianne-koens-cortador-descubra-o-verde.jpg
Fotos: Rianne Koesn

A casca das frutas cítricas tem duas camadas: a externa, que contém uma grande quantidade de aromas, e a interna, branca e amarga. O descascador da Peelpride extrai a primeira camada das frutas e recupera a área aromática.
  • Secador (Peeldryer)
rianne-koens-secador-descubra-o-verde-1.jpg

O processo de secagem é realizado em recipientes empilháveis de madeira, que permitem organizar as cascas e mantê-las crocantes, com cor e sabor. O processo demora cerca de dois dias, e partir daí, estão prontas para o uso.
  • Moedor e porta-tempero (Peelgrinder y Peeldispenser)
rianne-koens-mopedor-descubra-o-verde.jpg

Enquanto o moedor tritura as cascas secas, o porta-tempero permite salpicá-las sobre alimentos e bebidas.
  • Filtro (Peelsieve)
rianne-koens-filtro-descubra-o-verde.jpg

As cascas também podem temperar bebidas, como chá de limão ou de laranja. Para isso, o conjunto inclui um filtro, que pode ser colocado em jarras ou chaleiras. Basta acrescentar a casca, já processada, e adicionar água.

(ECOD)