82% das crianças e adolescentes brasileiros utilizam a internet para fazer trabalhos escolares

Pesquisa TIC Kids 2012 também indica que uso das redes sociais, embora citado por menos entrevistados, é mais intenso. Mais pobres utilizam mais a rede para fazer trabalhos escolares.

O Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), departamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgou na semana passada uma pesquisa na qual investigou o comportamento dos usuários da internet no país com idades entre 9 e 16 anos, a "Tic Kids Online Brasil 2012". A coleta de dados foi feita entre abril e julho de 2012 pela Ipsos Public Affairs e ouviu 1.580 crianças e adolescentes em todo o Brasil.

A pesquisa verificou que 82% das crianças e adolescentes brasileiros afirmaram utilizar a internet para fazer trabalhos e deveres escolares, sendo esta a atividade mais citada para uso da rede de computadores. Porém, em outro recorte da pesquisa, o que investiga a freqüência com que se utiliza a internet, os entrevistados mostraram que a utilizam poucas vezes para essa finalidade: só 13% a utilizam todos ou quase todos os dias para tarefas e trabalhos escolares, 49% utilizam uma ou duas vezes por semana, 38% uma ou duas vezes por mês.

Um percentual menor, mas ainda grande, afirmou utilizar a internet para entrar nas redes sociais: 68%. Porém, esses vão à rede com muito mais freqüência: 53% o fazem todos ou quase todos os dias, 33% utilizam uma ou duas vezes por semana e 12% uma ou duas vezes por mês.

No recorte por nível social, os entrevistados revelam que os mais pobres são maiores usuários da rede para a realização de trabalhos e tarefas escolares. Essa atividade é realizada por 82% dos entrevistados ds classes sociais D e E, 83% dos entrevistados da classe C e 81% dos entrevistados da classe A.

(Da revista Ache Seu Curso a Distância)

Postar um comentário

0 Comentários