terça-feira, 5 de março de 2013

São Luís do Maranhão dá primeiro passo para logística reversa de pneus


As borracharias fazem parte da lista de responsáveis pelo descarte inadequado de pneus no meio ambiente. A partir desse cenário a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) de São Luís, no Maranhão, decidiu recolher todo o material e destiná-los para a reciclagem.
 pneus.jpg
Segundo os borracheiros, o que dificulta a reciclagem é a falta de logística para transportar o material até os pontos de coleta
Foto: Fora do Eixo

Segundo o coordenador de limpeza pública da Semosp, Nelson Buriti, a ação foi tomada devido à justificativa dada por borracheiros quanto a falta de logísticas para transporte do material até os pontos de coleta.

A ação já recolheu somente no dia 25 de janeiro cerca de 4 mil pneus.
O encaminhamento ecologicamente correto do material está sendo realizado em parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Semosp, com a empresa Reciclanip, ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

Em meio às ações, a Secretaria pretende também focar na conscientização ambiental. “É importante ressaltar que as oficinas de lanternagem, borracharias e similares devem acondicionar pneus no interior de suas instalações, devidamente protegidos dos efeitos da chuva”, explicou Buriti.

A ideia é auxiliar também no combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue.

pneus-ambiente.jpg
Recolher os pneus é evitar que eles sejam depositados em rios, córregos e mangues
Foto: cobanene


As medidas já estão sendo tomadas, e somente no dia 25 de janeiro foram recolhidos cerca de 4 mil pneus. De acordo com o portal da prefeitura de São Luís, a coleta será feita em dois dias da semana, com visitas em mais de 200 borracharias.

Recolher os pneus é evitar que eles sejam depositados em rios, córregos e mangues. Buriti lembrou que a participação popular é fundamental tanto na hora de descartar corretamente, quanto no repasse de informações sobre locais onde possa haver pneus. O número para contato é o 0800-098 1636.

(ECOD  - Com informações do portal da prefeitura de São Luís)