Pesquisa encontra ruínas de pirâmide sobre túmulo de vizir do Antigo Egito


Uma equipe de pesquisadores belgas descobriu as ruínas de uma pequena pirâmide que, segundo eles, cobre o túmulo de um alto funcionário da corte do faraó egípcio Ramsés II, governante da região de 1.304 a 1.237 a.C., informaram agências internacionais.


A pesquisa foi realizada por equipes da Universidade de Liège e da Universidade Livre de Bruxelas. A pirâmide possuía cerca de 15 metros de altura por 12 de largura e era feita de pedra calcária, segundo os cientistas. O achado ocorreu nos arredores da cidade de Luxor.

Os arqueólogos encontraram a pirâmide durante uma escavação de rotina na necrópole de Sheikh Abdul Gorna, próximo à Luxor, diz o site do jornal egípcio “Al-Ahram”. O túmulo, que segundo os pesquisadores pertence a um vizir (espécie de ministro do faraó), deve ser escavado em breve, disseram eles à agência.

Foi identificada na construção uma imagem do vizir egípcio adorando um deus que representaria a união do Sol e do céu, dizem os arqueólogos. Pirâmides de calcário costumavam ser erguidas sobre túmulos de estadistas na era de Ramsés.

O vizir, chamado de Khay pelos arqueólogos que deram entrevista ao jornal “Al-Ahram”, trabalhou para o faraó por 15 anos.

O responsável por objetos antigos de Luxor, Mansur Burik, disse que o vizir supervisionou os trabalhadores que levantaram os túmulos reais no Vale dos Reis e das Rainhas, na margem oeste do Rio Nilo, no antigo Egito. O ministro de Ramsés participava das festas da coroação do faraó e há duas estátuas dele expostas no Museu Egípcio do Cairo.

Burik destacou que a descoberta é “muito importante”, porque Khay é citado em um grande número de documentos egípcios antigos, mas os arqueólogos até agora não conheciam a localização de sua tumba.

(Fonte: G1)

Postar um comentário

0 Comentários