Um dinossauro de 2,7 metros que viveu há 125 milhões de anos já apresentava todos os traços característicos do seu descendente Tiranossauro rex. A descrição do dinossauro recém-descoberto no nordeste da China foi divulgado na edição on-line da revista “Science”.
O trabalho foi conduzido pelo paleontólogo da Universidade de Chicago Paul Sereno e outros cinco coautores. “Não há outro exemplo de que me recorde de um caso como esse, em que um animal tenha sido tão bem projetado na escala de 1 centésimo do peso que acabaria tendo”, afirma Sereno.
O Raptorex é um perfeito protótipo do monstrengo que o sucedeu, incluindo o cabeção, os bracinhos e as pernas muitíssimo propícias para correr atrás das pobres presas. Seu cérebro continha bulbos olfativos avantajados, mesmo caso do T. Rex, indicando um olfato altamente desenvolvido.
Com um projeto anatômico tão bem definido em escala menor, o que aconteceu foi que, 90 milhões de anos atrás, o T. Rex, cem vezes maior que o antepassado, dominava completamente a cadeia alimentar tanto na Ásia quanto na América do Norte. O banquete durou até a grande extinção, há 65 milhões de anos, no fim do Período Cretáceo.
(Fonte: G1)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.