domingo, 1 de maio de 2016

Engenheiros desenvolvem sistema de recarregamento sem fios para veículos elétricos

Engenheiros do Laboratório Nacional Oak Ridge, nos EUA, apresentaram um sistema de recarregamento sem fios para veículos elétricos que representa um salto qualitativo em relação a tudo o que havia sido demonstrado antes.

bateria-ecod.jpg
A tecnologia de recarregamento à distância - sem plugue - já está equipando um veículo de testes
Foto: ORNL

Além de alcançar uma eficiência de 90% e ser três vezes mais rápido que qualquer sistema anterior de recarregamento de baterias à distância, o conjunto alcança uma capacidade de 20 quilowatts.

"Nós fizemos um tremendo progresso em relação aos experimentos de prova de conceito em laboratório de alguns poucos anos atrás. Nós agora temos uma tecnologia que está muito próxima de estar pronta para o mercado", explicou Madhu Chinthavali, coordenador do projeto.


Eletricidade sem fios


O equipamento é resultado de um esforço conjunto de pesquisadores do ORNL e da Universidade Clemson, além de engenheiros das empresas Toyota, Cisco e Evatran.

O sistema inclui inversor, transformador de isolamento, eletrônica a ser embarcada no veículo e tecnologias de acoplamento - as bobinas encarregadas da transmissão da eletricidade à distância.

Um protótipo de 10 quilowatts/hora já está equipando um veículo de testes. Enquanto isso, a equipe se prepara para construir uma nova versão com 50 quilowatts.

"A transferência de eletricidade sem fios é uma mudança de paradigma no recarregamento de veículos elétricos, que oferece ao consumidor uma opção autônoma e mais segura, eficiente e conveniente do que o recarregamento plugado. A tecnologia demonstrada hoje é um trampolim para rodovias eletrificadas, onde os veículos poderiam se recarregar em movimento", destacou David Smith, membro da equipe, apontando os projetos futuros do grupo.

(Fonte: ECOD - Via Inovação Tecnológica)