domingo, 26 de julho de 2015

Dispositivo reaproveita baterias de celulares descartados

A empresa sul-coreana Enlighten desenvolveu um aparelho que reutiliza a bateria dos celulares que não são mais usados pelos usuários e as transforma em uma espécie de carregador portátil de energia.

carregador-ecod.jpg


O dispositivo é compatível com qualquer tipo de bateria e pode carregar desde smartphones até tablets, câmeras digitais e relógios inteligentes. Segundo a empresa, a maioria das baterias descartadas ainda possuem 80% de vida útil mesmo após dois anos de uso.

better2-ecod.jpg

Batizado de Better Re, o aparelho pode ajudar a solucionar o problema da exploração de lítio - metal utilizado na fabricação das baterias, que não acompanhou o volume de aparelhos fabricados ao redor do planeta - e tende a se tornar cada vez mais escasso.

Outra questão importante diz respeito a redução do lixo eletrônico. De acordo com um novo relatório do Pnuma sobre o assunto, a indústria do setor gera, por ano, 41 milhões de toneladas de resíduos de produtos como computadores e telefones celulares.

lixoeletronico-ecod.jpg

E a situação deve piorar nos próximos anos. Os especialistas dizem que, até 2017, a quantidade de lixo eletrônico deve chegar a 50 milhões de toneladas, o que representa uma ameaça à saúde humana e à natureza como um todo.

O Better Re conquistou recentemente financiamento coletivo no Kickstarter. Seus idealizadores buscavam arrecadar US$ 50 mil, mas conseguiram arrecadar US$ 69.465.
(FONTE: ECOD)
Deixe sua opinião sobre este assunto