Quatro mitos sobre networking

Não é preciso ser uma pessoa expansiva para ter uma boa rede de relacionamentos profissionais.

Você tomou a decisão de expandir  seus relacionamentos profissionais? Então lembre-se: as melhores redes de relacionamentos profissionais são baseadas na diversidade e na qualidade dos contatos. E o relacionamento online deve ser um complemento.
As pessoas estão, cada vez mais, usando a internet para construir relacionamentos e  isso o ajudará a tornar sua networking mais rica, incluindo não apenas CIOs, mas também pessoas de outras áreas, experiências e culturas que, podem te apresentar a outros grupos.
O primeiro passo para tirar mais proveito do networking é eliminar iniciativas pouco produtivas do ponto de vista profissional. Investir na qualidade e não na quantidade. A parte mais importante da construção de uma rede de networking é a identificação das pessoas com as quais vale manter relacionamentos. E é aí que entra a diversidade.
A seguir, alguns mitos do relacionamento profissional que você deve prestar atenção:
Você tem de ser uma pessoa expansiva para ter um bom círculo de contatos. 
Errado. Pessoas extrovertidas geralmente são péssimos ouvintes, diz Misner. "Bons 'networkers' têm dois ouvidos e uma boca e usam essas ferramentas proporcionalmente", brinca o especialista Ivan Misner, guru de relacionamentos, fundador e chairman da BNI .

Grupos de profissionais são cheios de jovens. 
Mentira. Na verdade, menos da metade participantes de redes de relacionamento têm menos de 29 anos ou menos. E a idade não é um atributo tão relevante. Sua networking deve ter profissionais confiáveis e competentes e isso se dá com atitudes constantes de demonstração de flexibilidade, colaboração, conhecimento e humildade.

Ter bons relacionamentos depende de quem você conhece. 
Mais ou menos. Na verdade, tem a ver com o quanto você conhece sobre determinados assuntos. "Quando alguém dá uma referência, está dando, junto, um pouco de sua reputação", explica Misner. Ou seja: não dê referências casualmente. E construa credibilidade com qualquer pessoas que possa te indicar no futuro.

Algumas pessoas são 'networkers' naturais. 
Talvez. Mas isto não significa que você não possa aprender a fazer isto, ou que pessoas possam desenvolver essa habilidade. Para praticar, ganhe visibilidade, envolva-se em vários grupos e tente criar "esferas de contatos" em mercados que sejam simbióticos mas não concorrentes.


(COMPUTERWORLD)