Controle como o Windows se comporta quando você deixa o PC ligado

Bloquear, Suspender ou Hibernar? Entenda como cada um destes modos funciona, e veja como ativá-los corretamente.


O que acontece quando você sai da frente do PC, mas deixa ele ligado? Para fins de segurança e conservação de energia, o Windows pode entrar em vários modos diferentes quando ninguém toca no teclado ou mouse por um período de tempo especificado, e mostramos aqui três deles. Todos exigem que você redigite a senha antes de voltar a usar o PC.
Bloquear
Esta é uma opção de segurança, projetada para impedir que alguém use seu PC em sua ausência se você “der mole” e esquecê-lo ligado. Neste modo o computador não desliga, apenas mostra uma tela de Login, e você tem de digitar sua senha para voltar a usá-lo. 
Você ativa esta opção na janela Configurações de Proteção de Tela, no Painel de Controle. No Windows 7 clique com o botão direito do mouse sobre o desktop, escolha o itemPersonalizar no menu e clique em Proteção de Tela no rodapé da janela. No Windows 8 você pode simplesmente digitar proteção na Tela Iniciar, clicar em Configurações e escolher o item Alterar a Proteção de Tela entre os resultados.
bloquear_pc-517px.jpg
Bloquear a sessão impede que outras pessoas usem o PC, mas não economiza energia
Para bloquear a sessão automaticamente marque a opção Ao reiniciar, exibir tela de logon e indique um intervalo de tempo no campo “aguardar” ao lado. A tela de login será exibida assim que o tempo indicado se passar sem que haja atividade no computador.
Uma dica: se você quer bloquear a sessão imediatamente, basta teclar Windows+L.
Suspender (também conhecido como “Dormir” ou “Sleep”)
Nesse modo o PC “dorme”, ou seja, entra em um modo de baixo consumo de energia que exige apenas uma fração do necessário para o funcionamento normal. Quase todos os componentes são desligados, mas a memória se mantém ativa, e basta um toque no botão de força para “acordar” a máquina automaticamente e retomar o trabalho do ponto onde você parou.
Para configurar isso no Windows 7 abra o Painel de Controle e clique em Sistema e Segurança / Opções de Energia. Clique no link Alterar quando o computador é suspenso no menu à esquerda da janela. No Windows 8 você pode simplesmente digitar suspenso na Tela Iniciar, clicar em Configurações e em Alterar quando o computador é suspenso para chegar ao mesmo local.
suspender_pc-476px.jpg
Um computador "dormindo" (suspenso) consome menos energia, mas ainda está ligado
A partir daí basta indicar o período de tempo desejado na opção Suspender atividade do computador. Se você tem um notebook, provavelmente verá duas opções, uma para quando a máquina estiver plugada à tomada, e outra para quando estiver rodando na bateria.
Hibernar
Na prática um PC “hibernando” é um PC desligado, com zero consumo de energia. O Windows copia todo o conteúdo da memória RAM para uma área do HD e desliga o computador. Quando ele é religado o Windows carrega novamente os dados do HD para a memória, e volta a funcionar do ponto onde parou. 
Fazer um PC hibernar automaticamente é um pouquinho mais trabalhoso. Na mesma janela onde você configuraria a máquina para “dormir”, clique em Alterar configurações de energia avançadas. Na janela que surge clique no sinal de + ao lado da opção Suspender, no sinal de + o lado de Hibernar, clique no item Configuração e indique um tempo em minutos.
hibernar_pc-580px.jpg
Um PC "hibernando" não consome energia, e ainda assim pode rapidamente retomar o trabalho de onde parou
Estes modos não são exclusivos, e podem ser usados em conjunto como você quiser. Você pode, por exemplo, configurar o Windows para bloquear a sessão depois de cinco minutos, dormir após 20 e hibernar após 120.
(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários