Proposta para Lei de Responsabilidade Educacional é criticada em debate

Representantes de entidades ligadas à educação divergem em relação ao Projeto de Lei de Responsabilidade Educacional (PL7420/06) que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados. 


De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luis Cláudio Costa, para melhorar a qualidade da educação no Brasil não é necessário mais uma lei. "Você vai conscientizando, discutindo, debatendo e a partir daí você avança."

Na opinião do dirigente, embora o Brasil mostre nos últimos anos "uma história de sucesso, ainda há muitas dificuldades, muitos desafios, mas está avançando."

Punição para governantes

Costa assinalou, no entanto, que não resolve "penalizar o que se refere a um aspecto que deve ser pedagógico e avaliativo. Não é bom para o País."

Já a diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, defendeu uma definição clara dos deveres e punições para prefeitos e governadores que não alcançarem a melhoria na qualidade da educação.

Segundo ela, o medo da punição vai fazer com que os gestores se preocupem em melhorar os índices educacionais. "[É preciso] ter uma lei que explicite esse princípio importantíssimo. Ninguém concorda que a educação pode retroceder. Eu acho que a gente tem que ter um tensionamento para que a educação só avance."

O relator da proposta, deputado Raul Henry (PMDB-PE), informou que o relatório tem como foco principal melhorar a qualidade da educação no Brasil que já avançou muito na inclusão de alunos. "O Brasil criou sistemas de financiamento. O Brasil criou sistemas de avaliação, mas a qualidade da escola pública no Brasil ou está estagnada no caso do fundamental ou está em declínio, no caso do ensino médio."

A comissão especial ainda vai realizar mais três audiências públicas. O relatório deve ser apresentado no final do mês de novembro.
Íntegra da proposta:

PLP-15/2011
(Karla Alessandra/Agência Câmara)

http://www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/454251-PROPOSTA-PARA-LEI-DE-RESPONSABILIDADE-EDUCACIONAL-E-CRITICADA-EM-DEBATE.html

Postar um comentário

0 Comentários