Tecido inovador mantém roupas livres de suor

Quando o calor aperta é quase inevitável molhar a roupa de suor. Mas essa cena pode ser coisa do passado graças a um novo tecido criado pela Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos, que não deixa o suor acumular.

suor-capa.jpg
O tecido pode ser atrativo para os fabricantes de vestuário
Foto: sxc.hu

O tecido foi criado a partir de uma pesquisa do Micro-Nano Innovations Laboratory, por meio do professor de engenharia biomédica, Tingrui Pan, e seus dois alunos Siyuan Xing e Jia Jiang.

 Eles costuraram fios hidrófilos (que atraem água) em um tecido altamente hidrofóbico (que repulsa água), criando uma nova plataforma têxtil com micro-fluidos que sugam gotículas de água de um lado do tecido e as expulsam por outro lado.

As propriedades repelentes de água do tecido ajudam os fluídos a seguir pelos fios hidrófilos, conduzindo assim a substância através do material. Os criadores afirmam que devido ao gradiente de pressão, no qual é gerada tensão superficial das gotas, o suor é extraído, mesmo que os fios já estejam saturados.

Segundo o site da Universidade, é possível controlar em que parte o suor é recolhido e onde ele é extraído. O tecido não só permanece completamente seco, bem como respirável, o que pode torná-lo atrativo para os fabricantes de vestuário.

Um artigo descrevendo a pesquisa foi publicada recentemente na revista Lab on a Chip. O trabalho foi financiado em parte pela National Science Foundation
.
Assista abaixo o vídeo que mostra como funciona a tecnologia.

(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários