Salão do Automóvel de Detroit revela disputa de mercado de híbridos e elétricos

Assim como o Salão do Automóvel de 2010, o evento de 2011, em Detroit, trouxe como destaque carros com eficiência energética, sejam eles híbridos ou elétricos.O evento, que vai do dia 10 até 23 de janeiro, é marcado por uma espécie de disputa das grandes marcas para ver quem tem o veículo ecologicamente correto mais potente, com o menor custo.

A Toyota, por exemplo, apresentou duas novidades no evento: o Prius V e a sua versão C. O objetivo foi aperfeiçoar o híbrido mais vendido do mundo (Prius) em duas versões. O V aumentou o porta-malas e o interior, além de possuir motor 1.8 em complemento do elétrico.

Apesar das vantagens em grandeza, o mais econômico é justamente o Prius C, por ser compacto. A versão mais moderna da marca veio para conquistar o público que não tem renda para comprar o convencional e quer andar na linha da sustentabilidade. O carro conceito da montadora promete estar nas lojas nos Estados Unidos em 2012.

A Ford apostou no Focus e trouxe os conceitos Vertrek e C-Max, também híbridos. De acordo com a Ford, o Focus é mais econômico do que o Chevrolet Volt e mais rápido de carregar do que o Leaf, da Nissan. Ele pode ser recarregado em uma tomada após três horas.

Já o C-Max promete ser mais eficiente do que o Fusion, já disponível no Brasil, e deve ser produzido em 2012. O motor EcoBoost do Vertrek estará em 90% dos veículos Blue-Oval-Badged em 2013, afirma a montadora, e, por isso, espera-se que a eficiência do combustível suba drasticamente em toda a linha da Ford.

A6 Hybrid, da Audi, conquistou os espectadores pelo design moderno. O motor elétrico do sedã alcança, sozinho, 60 km/h por três quilômetros. Com o motor 2.0, ele pode chegar aos 100 km/h em 7,2 segundos, com um consumo médio de 16,1 km/l.

O Mercedes SLS E-CELL, o conceito da marca, se apresentou com um motor para cada roda 100% elétrico. Muitas pessoas pousaram os olhos no modelo, mesmo sem querer, já que a marca escolheu levar o carro com a coloração amarela marca texto para o Salão. A expectativa é produzir o veículo em massa até 2015.

As fabricantes estão correndo para produzir os seus modelos híbridos e/ou elétricos o quanto antes. Apesar dessa competição tratar diretamente do mercado, ela já demonstra uma certa mudança de atitude das empresas automobilísticas em relação aos cuidados que se deve ter com o planeta.

(Ecod)

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