PepsiCo UK quer zerar consumo de combustíveis fósseis até 2023

A PepsiCo UK publicou na sexta-feira, 14 de janeiro, o segundo Relatório de Sustentabilidade das filiais do Reino Unido e Irlanda. Um dos maiores destaques do documento é a meta de banir o uso de combustíveis fósseis até 2023.

Até 2018, todas as embalagens de produtos da companhia serão renováveis, recicláveis e biodegradáveis / Foto: Divulgação

“Para atingirmos esta meta, vamos fazer investimentos para assegurar que toda a energia usada nos processos de fabricação e distribuição da PepsiCo do Reino Unido virá de fontes renováveis dentro de 15 anos e aumentaremos a parcela de nossa eletricidade proveniente de fontes renováveis em 14% em três anos”, informou a empresa.

Atualmente, um quinto de toda a eletricidade utilizada na companhia é proveniente de fontes limpas. Além de aumentar o uso dessas energias, a empresa pretende substituir toda a frota de veículos de distribuição nos próximos anos, reduzindo o consumo de energia em mais de 20% por cada quilo de produção. Em comparação com os dados de 2008, a empresa já reduziu o consumo total de energia em 4.1%.

Menos água

Além de destacar o progresso feito com relação aos compromissos ambientais firmados no primeiro relatórios sobre temas como mudanças climáticas, recursos hídricos, resíduos e embalagens, o texto também informa sobre a identificação de novos desafios que serão trabalhados daqui para frente, como agricultura e lideranças colaborativas.

Para isso, a empresa pretende reduzir em 50% as emissões de carbono provenientes da agricultura, e cortar pela metade o consumo de água de produtores em áreas de risco hídrico até 2015. Para atingir essa meta, a companhia irá utilizar uma ferramenta de gerenciamento das emissões desenvolvida em parceria com a Universidade de Cambridge e que já está em fase de teste em algumas fazendas selecionadas.

Em relação ao último relatório, a empresa já reduziu o uso de água em 14.6% e pretende zerar esse consumo nas instalações da fábrica do Reino Unido dentro de dez anos. Segundo o documento, a companhia já está testando com sucesso uma tecnologia que extrai a água das batatas e a reutiliza dentro da fábrica. Se tudo acontecer como previsto, a PepsiCo UK deve diminuir o uso do recurso em 13% por cada quilo de produção.

Lixo zero

Outra meta ambiciosa da filial britânica é zerar sua produção de resíduos sólidos nos próximos dez anos e garantir que todas as embalagens dos produtos das linhas Quaker e Walkers sejam renováveis, recicláveis e biodegradáveis no mesmo período. Essa ultima meta será estendida a todas as embalagens da empresa até 2018.

Até o momento, nove fábricas da filial já conseguiram zerar os envios de lixo para aterros sanitários, reduzindo o total da produção de resíduos em 71%. Também já estão sendo realizados testes com novos materiais para a fabricação de embalagens, incluindo uma feita de papel com selo FSC, que deverá entrar no mercado nos próximos três anos.

Novo modelo de negócio

As mudanças não estão acontecendo à toa. Os projetos fazem parte de uma nova política da multinacional que pretende incluir a sustentabilidade nos seus planos de negócios em todo o mundo. Mais do que uma boa ação, a PepsiCo UK quer mostrar que uma economia de baixo carbono pode trazer inúmeros benefícios para a empresa.

“Para mim, essa questão é clara, incluir a sustentabilidade em nosso DNA corporativo reduz os custos, promove a inovação, reduz o risco e motiva os funcionários. Meu desafio para os próximos anos será incorporar verdadeiramente a sustentabilidade em cada aspecto de nosso negócio", afirmou o presidente da PepsiCo UK, Richard Evans.

(Ecod)

Postar um comentário

0 Comentários