O Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligado ao Ministério da Educação, anunciou uma parceria com o Instituto Davidson para ensinar um novo método de ensino de ciências aos professores da rede pública. O Learning Skills for Science (LSS) tem como objetivo principal fazer com que o estudante desenvolva habilidades de investigação e se interesse pela carreira de cientista.
O Instituto Davidson é um braço do Instituto Weizmann de Ciência, fundado em Israel, que já exportou o sistema LSS para escolas da Inglaterra. No dia 26 de janeiro, a diretora do instituto, Zahava Scherz, visitou o Brasil para realizar uma palestra e apresentar o método aos professores do Colégio Renascença, a primeira escola a aplicar o LSS no Brasil.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Zahava explicou que para ser aplicado no Brasil, o método deverá se adaptar à realidade do país. O utilizado na Inglaterra, por exemplo, passou por algumas transformações e possui foco em seis habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: pesquisa da informação; escuta e observação; leitura científica; representação de dados; escrita científica; e apresentação do conhecimento.
No Reino Unido o programa é aplicado para estudantes de 14 a 18 anos, mas Zahava acredita que o método pode ser ensinado para alunos a partir da 3ª série do fundamental e continuar até o ensino médio. Segundo a diretora, o LSS trabalha constantemente com atividades desafiadoras, mas não frustantes. O objetivo é motivar e criar curiosidade nos alunos, como acontece nas feiras de ciências.
Todos pela educação
A utilização do método LSS faz parte do projeto 5 Metas do Todos pela Educação, com foco em garantir educação de qualidade a todas as crianças e jovens brasileiros até o ano de 2022. Algumas das propostas de melhorias no ensino do país passam pela valorização dos professores e investimento nas condições para a aprendizagem dos alunos.
O movimento Todos pela Educação conta com a participação do governo, especialistas, iniciativa privada e sociedade civil.
Com informações da Folha de São Paulo
(Ecod)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.