domingo, 12 de abril de 2015

Porto Alegre terá aluguel de carros elétricos dobráveis em 2015

Serão trazidos veículos da Espanha 100% elétricos. Os modelos são dobráveis, o que reduz o espaço para estacionar.

carro-eletrico-ecod.jpg


Em novembro de 2014, você viu aqui no EcoD, que Recife anunciou o primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos do Brasil, que opera desde dezembro.

 Agora, a boa notícia vem de Porto Alegre: a capital gaúcha contará com um serviço semelhante, ainda em fase de testes, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Similar ao Bike Poa, o projeto Sivi (Sistema Veicular Inteligente) vai beneficiar primeiro a comunidade universitária, uma vez que as duas primeiras estações, cada uma com um carro, ficarão nos campi Centro e do Vale. 

A tarifa será de R$ 24. O carro elétrico chega à 70 km/h e não é poluente como o convencional, movido a combustíveis fósseis, é isento de IPVA e roda a cerca de R$ 0,10 por quilômetro.


O modelo, já implantado nos Estados Unidos, China e Europa, permite ao usuário pegar o carro em vagas ou garagens espalhadas pela cidade e devolvê-lo, depois, em um período determinado. Outra cidade brasileira que deve implantar o sistema ainda em 2015 é o Rio de Janeiro. Será que este será, enfim, o ano dos carros elétricos aqui no Brasil?


Criado por estudantes da pós-graduação, que montaram a startup MVM Technologies, o sistema poderá chegar em toda a capital. “Temos um planejamento para segunda etapa, tornando possível um serviço de escala, em Porto Alegre.

 Fora disso, a expansão para região metropolitana, o que é possível , temos que ver um prazo mais longo”, explicou o diretor executivo da empresa, Lucas de Paris, ao site Conecte.

ECOD