Saiba como proteger seus arquivos em um pendrive ou HD externo

Dicas simples ensinam a manter arquivos sensíveis criptografados nesses dispositivos portáteis que podem ser facilmente perdidos.


Pendrives são fáceis de perder. E qualquer coisa perdida pode cair em mãos erradas. Por isso, se você carrega informações sensíveis no seu bolso, é preciso ter certeza que esses arquivos estão criptografados.
Pensando nisso, selecionamos três maneiras para você manter seus dados criptografados no pendrive ou HD externo. Veja abaixo.
Compre um pendrive criptografado
É possível comprar um pendrive com criptografia embutida, como o DataTraveler Locker+ G3, da Kingston. Quando você conecta o acessório, ele aparece como um drive de 13MB apenas para leitura. Mas uma vez que abrir o arquivo de programa no pendrive e digitar a senha que configurou antes, outro drive será aberto com todo o espaço para armazenamento pelo qual você pagou. Esse pendrive, obviamente, não pode ser acessado sem a senha. O software é rodado diretamente no acessório, e o gadget pode ser usado em diversos computadores e sistemas operacionais.
No entanto, não recomendamos usar o recurso opcional de backup na nuvem desse pendrive. Ele usa o Dropbox, OneDrive, ou qualquer outro serviço na nuvem que você escolher, o que à primeira vista parece uma conveniência legal. Mas esse recurso faz upload dos arquivos sem criptografá-los. Isso significa que você está confiando seus arquivos sensíveis às habilidades de criptografia do Dropbox e outros serviços parecidos, e eles não são lá muito seguros. Encontre outra maneira de fazer backup desses arquivos – de preferência uma que te permita controlar a criptografia deles.
Instale software especializado no seu drive
Se você já possui um drive que quer usar, considere instalar o EncryptStick, da ENC Security Systems. É preciso instalar o software no seu PC principal, mas ele roda como um app portátil em qualquer outro computador.
O EncrypStick não te permite acessar seus arquivos criptografados diretamente pelo Windows/FileExplorer. É preciso usar o programa para acessá-los. A partir daí, você pode arrastar e soltar os arquivos dentro e fora do contêiner, abrir arquivos em seus respectivos programas, editar e apagá-los.
Um toque legal: os arquivos criptografados ocupam apenas o espaço que precisam. Você pode usar o restante do pendrive para arquivos que não necessitam dessa proteção. 
Após o trial gratuito de duas semanas, o EncrypStick custa 14 dólares.
encryptstick.jpg
Use software gratuito que não é assim tão portátil
Meus leitores mais antigos sabem que sou fã da VeraCrypt, uma ferramenta open-source de criptografia. Existem várias maneiras de usar essa solução, mas recomendo criar um contêiner criptografado (também chamado de volume ou vault).
Você pode instalar o VeraCrypt como um programa portátil. Conecte seu HD externo, e abra o programa de instalação baixado. Na página imediatamente a seguir da EULA, selecione Extract.
Isso colocará uma versão portátil do VeraCrypt no seu HD externo. Você pode criar um contêiner de qualquer tamanho no HD.
 veracrypt.jpg
Mas há um problema. A versão portátil do VeraCrypt só funciona se você estiver usando uma conta de administrador ou tenha a senha para ela. Ou, obviamente, se a versão não portátil do programa estiver instalada na máquina. Isso limita seriamente em quais computadores você pode usar o programa.

(Fonte: http://idgnow.com.br/)